Um pouco mais de azul

sábado, março 06, 2004

Onde se continua a falar do mesmo tema

Ainda não é desta que vou escrever tudo quanto queria dizer. Apenas deixar aqui mais uma pequena história, também ela real.
Durante muitos anos, passei férias no mesmo local; morava em frente a nós uma família de quem éramos muito amigos, e todos os anos estávamos juntos durante o mês de praia. O filho mais velho era deficiente. Tinha uma inteligência viva aprisionada dentro de um corpo tolhido, paralisado, incapaz de mais auto-suficiência do que a de andar sozinho num triciclo adaptado ou numa cadeira de rodas e de escrever à máquina, muito devagar (hoje usa, é claro, o computador; aliás, foi ele quem me ensinou os primeiros rudimentos da pouca informática que sei). Vejo hoje que fazia muita impressão olhar para ele, para os seus gestos bruscos e desadequados, vê-lo dependente para tudo, ouvir e perceber a sua fala arrastada e lenta. Mas a mim, que era tão pequenita, não fazia impressão nenhuma. Ele era assim e pronto, aceitava-o sem estranheza. Era um excelente companheiro de brincadeiras, jogava futebol connosco com a ajuda do triciclo, era o meu parceiro de longas noitadas de sueca (apontava para a carta que queria jogar e alguém a colocava por ele sobre a mesa), tinha imenso sentido de humor e uma alegria admirável. É um homem culto, inteligente, com um curso universitário que terminou com boas notas, que não lhe foram dadas por favor, mas por as merecer.
Parece que foi uma complicação de parto a causa da paralisia cerebral que o afectava. A falta de irrigação sanguínea no cérebro por prolongados minutos deixou lesões irreparáveis. Não se sabe (creio eu) se haveria algum problema anterior ao nascimento, pois nessa altura não havia ecografias nem outros exames que permitissem um diagnóstico pré-natal.
Nunca me esqueci de um dia, já adulta, estarmos ambos a conversar e de ele me dizer isto: "Eu gosto de estar vivo". Recordo esta frase a cada vez que se fala da legitimidade do aborto no caso de o diagnóstico pré-natal revelar uma deficiência do bebé.


 
Site 

Meter