Um pouco mais de azul

domingo, abril 04, 2004

Onde se fala sobre desistir

Há dias, lia no Dicionário do Diabo alguns posts sobre desistir. "Coragem para lutar, dizem. Mas isso é banal. Dêem-me, por uma vez, coragem para desistir", dizia o Pedro Mexia. Hoje, conversando com uns amigos, o tema da desistência e da coragem que implica veio à baila também. Às vezes, desistir implica mais coragem do que continuar. Significa abdicar de qualquer esperança e ver as coisas nuas, cruas, de modo desapaixonado e friamente realista. A esperança foi a única que não abandonou a caixa da Pandora, no velho mito... e por isso, creio, é tão difícil abdicar dela.
Quando conseguimos realmente desistir, ultrapassar essa tendência para acalentar uma ainda que muito vaga esperança, algo muda cá por dentro e não se volta a ser igual. Aprendemos, por exemplo, que sobrevivemos e conseguimos continuar o nosso caminho para a frente. Aprendemos que somos muito mais fortes do que pensávamos. Que o mundo não termina porque algo chegou ao fim.
Reverso da medalha: no limite, podemos ficar cínicos; ficamos, no mínimo, mais descrentes; mais como os gatos escaldados, com medo de água fria.


 
Site 

Meter