Um pouco mais de azul

domingo, abril 04, 2004

Há 106 anos...

... nasceu uma menina de grandes olhos azuis. Era muito bonita, como mostram as velhas fotografias em tons de sépia esbatidos que guardo com todo o carinho. Essa menina cresceu, casou, teve uma filha; e a filha cresceu, casou também, e teve três filhos, dos quais eu sou a mais nova. A minha avó materna faria 106 anos hoje. Ela é a imagem tutelar da minha infância e adolescência, vividas com ela ao lado. Sempre bonita, com os seus cabelos brancos, os grandes olhos azuis sempre doces e meigos, era ela a alma da nossa casa. Com a minha avó, aprendi a fazer biscoitos e bolos, em gestos que repito, agora, ensinando as mesmas receitas à minha filha. Com ela, aprendi a gostar dos pequenos ramos de violetas que a minha bisavó usava ao peito, que o meu pai comprava para a sogra, e que eu compro, pensando nela, nas raras vezes que os encontro à venda.


 
Site 

Meter