Um pouco mais de azul

quarta-feira, abril 28, 2004

Aristides de Sousa Mendes

Está patente ao público no Arquivo da Universidade de Coimbra uma exposição que vale a pena visitar. É dedicada a Aristides de Sousa Mendes, cuja morte ocorreu há 50 anos. Nunca é demais lembrar o que a generosidade deste homem fez por tantos, tantos refugiados aflitos. Comovi-me ao ver testemunhos escritos da sua acção: registos dos vistos que concedeu, documentos oficiais retirando-lhe o poder de conferir vistos, excertos do processo que lhe moveram, algumas cartas que lhe foram enviadas por pessoas a quem o seu gesto salvou. A exposição percorre toda a sua vida e é uma homenagem despretenciosa a este homem. Como este post, na sua extrema simplicidade, deseja ser.
Ficaram-me sempre gravadas as primeiras palavras do romance de um autor alemão cujo nome, naturalmente, não me ocorre de momento. Pergunta Deus a Adão onde tinha estado: "Wo warst du, Adam?", pergunta o Senhor. "Ich war im Krieg", responde Adão. Para Sousa Mendes, a guerra não serviu de justificação para a ausência das virtudes humanas. E por isso me curvo perante o seu exemplo e me sinto bem ao saber que existiram, que existem pessoas assim.


 
Site 

Meter