Um pouco mais de azul

sábado, março 27, 2004

Animais nossos amigos

"Que bonitos, que engraçados,
os passarinhos,
se estão casados
dentro dos ninhos,
e vão criando, com mil cuidados,
os seus meninos."

Lembro-me destes versos dos Animais nossos amigos , de Afonso Lopes Vieira sempre que vou à cozinha. Na sua gaiola, o casal de canários com que a minha filha e eu partilhamos o dia-a-dia atarefa-se em torno do ninho. Foi feito com todo o cuidado pela canária, que nele colocou 3 ovos minúsculos e azulados. Leva a preparação da maternidade muito a sério, quase nunca se levantando do ninho. O canário vai para o poleiro mais próximo, e pia docemente, baixinho. Quando ela sai do ninho para comer (e diga-se que, se não encontra algum dos alimentos que deseja, reclama num piar ininterrupto até irmos satisfazer os seus desejos), ele substitui-a, ficando sobre os ovos todo o tempo que ela anda por fora.
A minha filha está, naturalmente, encantada com tudo isto. Eu também. Se houver um aumento da família, prometo o relato.


 
Site 

Meter