Um pouco mais de azul

segunda-feira, abril 18, 2005

Um inquérito sobre livros

Anda por aí a circular entre os blogs um inquérito sobre livros. Confesso que embirro com inquéritos, assim como com testes do tipo "que canção/personagem/raio te parta/ és tu?". Mas, tendo em conta que quem me passou a bola foi o meu caríssimo Padrinho blogosférico - mais conhecido por Cap -, aqui vai uma tentativa de resposta.

Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
Não faço ideia do que é o Fahrenheit 451... Ou melhor, já me disseram que era um livro de ficção científica, mas ignoro totalmente o seu conteúdo. Quanto a ser livro, que raio de ideia é essa? Eu cá não gostava de ser livro. A sê-lo, seria um livro em branco - a escrever por alguém muito especial...

Já alguma vez ficaste apanhadinho por um personagem de ficção?
Apanhadinha, apanhadinha, não. Mas há personagens que se nos entranham na pele. Uma delas é a Clarisse, a protagonista de grande parte da obra de Erico Veríssimo. Para não falar dos tempos já longínquos em que sonhava com as personagens dos livros da Enid Blyton, ou suspirava com as proezas dos heróis de tantos livros de aventuras.

Qual foi o último livro que compraste?
Boa pergunta... Quase de certeza que foi o último volume dos Babyblues (100% papá). Não me perguntem nada sobre ele, que mal lhe pus a vista em cima - quem o tem lido tem sido a minha filha.

Qual foi o último livro que leste?
A minha tese, claro! Várias vezes...

Que livros estás a ler?
À noite, leio os livros dos Cinco com a minha filha e delicio-me ao vê-la entusiasmada com as aventuras que eu adorava. Ando a tentar acabar de ler Amos Oz, O meu Michael, e Paul Auster, não me recordo do título e tenho preguiça de me levantar para ir ver (Inventar a solidão, será assim?). Ainda anda pendurado há meses A Mancha Humana, de Philip Roth. E mais uma série de outros, que peguei e larguei por falta de tempo ao longo dos últimos meses.

Que livros (5) levarias para uma ilha deserta?
A resposta óbvia e prática seria: cinco livros sobre como sobreviver numa ilha deserta, como caçar e pescar, etc, etc. Quanto a outros tipos de livros, não faço ideia, os meus neurónios estão cheios de preguiça para pensar em literatura. Só sei de um que não levaria de certeza: a dita cuja tese!

A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?
Ora bem, deixa cá pensar...
Vague.
Jorge Morais.
Abóbora.
Porque sim, ora essa! Que curiosos...

E os vencedores são?
Vencedores de quê? Isto tem prémio?


 
Site 

Meter