Um pouco mais de azul

terça-feira, março 08, 2005

Dia da Mulher

Devo dizer que embirro com os "dias de". Todos, mesmo o da mãe e o do pai e o da criança e o da mulher.
No entanto, alguns deles não deixam de me tocar fortemente. O Dia da Mulher diz-me, de facto, alguma coisa. Fala da coragem das mulheres trabalhadoras que ousaram lutar pelos seus direitos e pela igualdade face aos homens. E enquanto houver mulheres que não recebem o mesmo por trabalhos idênticos, que são discriminadas ou maltratadas por causa do seu sexo, sem direitos cívicos iguais aos dos homens, vale a pena haver este dia. Enquanto houver mulheres condenadas à lapidação por terem tido filhos fora do casamento (mais um exemplo) vale a pena haver este dia.
Li outro dia uma notícia sobre uma manifestação das mulheres num dos países árabes (não me lembro qual) pedindo o direito ao voto e à participação na vida política. É para mim inconcebível que eu não tivesse esses direitos à partida. Como, também, o de casar livremente com quem eu quisesse. Mas para muitas, muitíssimas mulheres, esses direitos não existem.
Por isso, vale a pena pensar no significado deste dia (e não aproveitá-lo para paternalismos ou condescendenciazinhas idiotas sobre a doçura feminina, ou coisa parecida). Vale a pena ler o texto da Emiéle sobre o assunto - link acrescentado agora, porque não dispunha de links automáticos no Mac que estava a usar).
Também vale a pena, já agora, passar ali pelo 6em1 & algo mais (agora já tem link também) e dar os parabéns a um pai, que fala da sua filha com um carinho tão grande que enche o coração de quem o lê. Muitas felicidades para a tua pequenina, Jorge!

(post actualizado e nalgumas coisitas corrigido ao chegar ao meu computador habitual)


 
Site 

Meter