Um pouco mais de azul

terça-feira, novembro 23, 2004

Desenhos (1)

A história dos coelhos suicidas tem dado pano para mangas. Já deu até para um desenho da minha filha, com direito a publicação nas sempre surpreendentes e recomendadas Ruínas Circulares, que deixou mãe e filha todas vaidosas. Aproveitando a deixa, apeteceu-me babar mais um bocadinho e escrever sobre alguns desenhos da minha filha.
Ela não passou propriamente pelas fases usuais dos desenhos das outras crianças, diga-se. Em geral, um garoto de 3 anos desenha uma pessoa como uma bola com olhos e boca de onde saem os braços e as pernas. A Miosótis, talvez porque eu desenhava muito com ela (com a imensa falta de jeito de que Deus me dotou), não fazia assim. Os dela eram mesmo bonecos, com cabeça redonda e os cabelos consoante imaginasse, um triângulo para o vestido (dois mais estreitos para calças), dois traços para os braços, outros dois, com um prolongamento para os lados, para as pernas. No fundo, fazia bonecos como os que eu lhe desenhava; e quando não conseguia obter o resultado que queria, zangava-se e chorava, dizendo "Não consego!". Enchia folhas e folhas de bonequitos assim, cada um diferente do outro na inclinação da cabeça, na expressão, nos cabelos ou na roupa. Eis uma versão dessas bonecas, feita quando ela tinha uns 3 anos e pouco. Anda há anos na minha carteira, e sempre que olho para ela sorrio - acho que vão perceber porquê.


(continua)


 
Site 

Meter