Um pouco mais de azul

quinta-feira, julho 08, 2004

O livro que estou a ler

"A casa que os Maias vieram habitar em Lisboa, no Outono de 1875, era conhecida na vizinhança da Rua de S. Francisco de Paula, e em todo o bairro das Janelas Verdes, pela Casa do Ramalhete, ou simplesmente o Ramalhete."

Assim começam Os Maias. Há anos que ando com vontade de reler este romance, que o meu pai apreciava mais que qualquer outro livro. Tenho a edição que era dele - a velha edição dos Livros do Brasil, já meio desconjuntada, com a capa suja de tão manuseada ser. Passou pelas mãos do meu pai, foi levada para o liceu durante anos pela minha irmã, primeiro, depois por mim. Era companhia de praia e de sesta do meu pai. É agora o livro que tenho na mesa de cabeceira e que me apeteceu começar a reler ontem à noite. Ando necessitada de ler bom, óptimo português - consolo para certos horrores de carácter obrigatório, fonte de inspiração, espero, para a escrita que me aguarda.
Tempos houve em que sabia localizar todos os episódios do enredo d'Os Maias e em que o meu gosto por este romance me rendeu belíssimas notas a Português, as melhores que alguma vez tive. Apetece-me reler Eça com tempo, sem pressa, saboreando-o. Boa razão para me despachar com a escrita deste capítulo...


 
Site 

Meter