Um pouco mais de azul

domingo, outubro 17, 2004

Descansa em paz

Esta manhã, a minha filha chegou ao pé de mim desolada: uma bonequinha de porcelana de que gosta muito tinha uma perna partida. Bem tentei, com várias pinças, chegar ao elástico que permanecia dentro do corpo da boneca e ao qual estava agarrada parte da perna aleijada - sem sucesso. Como sempre quando tais coisas acontecem neste tipo de bonecas, o resultado acabou por ser a queda da outra perna e a cabeça a soltar-se. A boneca está mesmo estragada.
Lágrimas copiosas, redondinhas rolaram pela carita da Miosótis quando pegou nas várias partes e as levou. Apareceu-me daí a pouco com a boneca muito bem acondicionada numa caixinha de cartão. Isto de ter lido "Os Desastres de Sofia", velhinho livro da Condessa de Ségur, e de ter avidamente devorado os desenhos animados nele baseados que há tempos deram na televisão tem destes resultados: queria fazer o funeral da boneca. A ideia, porém, de enterrar os "restos mortais" da Sofia (assim se chamava a "falecida") num buraco do quintal dos avós não agradava muito. Sugeri, então, que se limitasse a guardar a caixinha num dos armários de parede onde se guardam as coisas que não estão a uso. Assim, daqui por uns tempos, podia encontrá-la e recordar a sua bonequinha.
A Sofia jaz agora na mesma caixa de cartão colorido, dentro do antigo cesto das fraldas da Miosótis, coberta pela capa do vestido de princesa de um Carnaval passado. Por cima, está um quadrinho redondo com o Menino Jesus, oferta pirosa de uma tia, e um papelinho a dizer "Descansa em paz, Sofia".


 
Site 

Meter